Outro dia, liguei a televisão e ouvi um pastor falar: “Você nasceu para brilhar! Deus quer que você tenha sucesso! Esse papo de que Deus prova ou faz testes conosco é conversa fiada. Isso não acontece! Deus não prova ninguém! Deus quer te ver brilhando!”
Na hora eu pensei: “Deus, será que as nossas Bíblias são diferentes? Eu creio que o Senhor quer nos ver brilhar ou deseja o melhor para nós, mas afirmar que o Senhor não prova ninguém?”
Na hora eu pensei: “Deus, será que as nossas Bíblias são diferentes? Eu creio que o Senhor quer nos ver brilhar ou deseja o melhor para nós, mas afirmar que o Senhor não prova ninguém?”
Deus provou Abraão ao pedir Isaque em sacrifício(Gn.22). Jesus provou Filipe ao perguntar onde iriam comprar pães para toda uma multidão.(Jo.6:6)
E o salmo 137:9? “Feliz aquele que pegar teus filhos e esmagá-los contra a pedra.”
Talvez você esteja se perguntando: “Juliano, aonde você está querendo chegar?”
Estou querendo chegar numa questão muito importante que pode ser resumida nessa frase: “Um texto, sem contexto, é um pretexto para a heresia.”Uma vez estudei algo chamado “Inerrância Bíblica”. O objetivo era mostrar que a bíblia não continha erros, contradições e era, plenamente, fidedigna.
Havia estudado a diferença entre a Exegese bíblica e a Hermenêutica bíblica. De maneira bem simplista, a exegese era o estudo da Bíblia e a hermenêutica era a interpretação da mesma. Eu falei que Deus gostaria que fôssemos grandes exegetas (estudiosos) das Escrituras, mas também, profundos hermenêutas (intérpretes).
Disse que a hermenêutica era concedida pelo Espírito Santo, que nos guiaria a toda a verdade. (Jo.16:13) Disse que a hermenêutica era, nesse sentido, mais importante que a exegese. Afinal, o que adianta ser um exegeta e não ter a hermenêutica correta? O diabo era assim. Citava as Escrituras com facilidade, durante a tentação de Cristo. Era um exegeta sem hermenêutica.
E você: tem sido um bom exegeta? Tem tido cuidado com a hermenêutica?
Ou você anda falando um monte de besteiras e heresias?Em nome de Jesus, abaixo o analfabetismo bíblico!!!
Um grande abraço!
Ilustrador: Daniel Clós Cesar



