Esse "hit" é de Jesus Cristo quando mencionou sete maneiras para nos precavermos contra a ira de Deus, freqüentemente chamada de sete Ais. Essas declarações a respeito dos líderes religiosos devem ter sido proferidas com um tom misto de juízo e tristeza. Foram poderosas e inesquecíveis. Ainda hoje, elas podem ser aplicadas todas as vezes que tentamos aperfeiçoar nossa prática cristã e nos esquecemos de que Deus também está interessado e preocupa-se com a misericórdia, o verdadeiro amor e o perdão. A Bíblia nos mostra:
1) Não entrar, nem deixar que outros entrem no Reino do céu:
"Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque fechais aos homens o reino dos céus; pois nem vós entrais, nem aos que entrariam permitis entrar."(Mateus 23:13).
2) Convencer as pessoas a afastarem-se de Deus para se tornarem iguais:
"Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o tornais duas vezes mais filho do inferno do que vós." (Mateus 23:15).
3) Levar o povo de Deus a seguir cegamente as tradições humanas em vez de obedecer à Palavra de Deus:
"Ai de vós, guias cegos! que dizeis: Quem jurar pelo ouro do santuário, esse fica obrigado ao que jurou. Insensatos e cegos! Pois qual é o maior; o ouro, ou o santuário que santifica o ouro? E: Quem jurar pelo altar, isso nada é; mas quem jurar pela oferta que está sobre o altar, esse fica obrigado ao que jurou. Cegos! Pois qual é maior: a oferta, ou o altar que santifica a oferta? Portanto, quem jurar pelo altar jura por ele e por tudo quanto sobre ele está; e quem jurar pelo santuário jura por ele e por aquele que nele habita; e quem jurar pelo céu jura pelo trono de Deus e por aquele que nele está assentado." (Mateus 23:16-22).
4) Prender-se aos mínimos detalhes da lei e ignorar o que é realmente importante nela; justiça, misericórdia e fé:
"Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque dais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho, e tendes omitido o que há de mais importante na lei, a saber, a justiça, a misericórdia e a fé; estas coisas, porém, devíeis fazer, sem omitir aquelas. Guias cegos! que coais um mosquito, e engolis um camelo."(Mateus 23:23-24).
5) Manter as aparências, mas interiormente estar corrompido:
"Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque limpais o exterior do copo e do prato, mas por dentro estão cheios de rapina e de intemperança. Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo, para que também o exterior se torne limpo."(Mateus 23:25-26).
6) Fingir espiritualidade para disfarçar o pecado:
"Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos e de toda imundícia. Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade."(Mateus 23:27-28).
7) Fingir que aprendeu com a experiência passada, enquanto o comportamento presente mostra exatamente o contrário:
"Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque edificais os sepulcros dos profetas e adornais os monumentos dos justos, e dizeis: Se tivéssemos vivido nos dias de nossos pais, não teríamos sido cúmplices no derramar o sangue dos profetas. Assim, vós testemunhais contra vós mesmos que sois filhos daqueles que mataram os profetas. Enchei vós, pois, a medida de vossos pais. Serpentes, raça de víboras! como escapareis da condenação do inferno? Portanto, eis que eu vos envio profetas, sábios e escribas: e a uns deles matareis e crucificareis; e a outros os perseguireis de cidade em cidade; para que sobre vós caia todo o sangue justo, que foi derramado sobre a terra, desde o sangue de Abel, o justo, até o sangue de Zacarias, filho de Baraquias, que mataste entre o santuário e o altar."(Mateus 23:29-36).
Ai, ai! Ai ai ai ai!!!!!
Cartun: rubinhopirola
Juliano Fabricio