Há algum tempo atrás assisti um filme sobre São Francisco de Assis. Logo na primeira cena do filme temos uma conversa entre Francisco e Clara. A cena acontece ainda quando os dois são crianças e mostra o menino pendurado de cabeça para baixo em uma árvore. Nesse momento Clara questiona: “o que está vendo, Francisco?”, o menino responde: “tenho um segredo para te contar! O céu rege a terra”. Em sua visão de cabeça para baixo, o céu se torna a base que sustenta a terra. E eu poderia desligar o filme ali e sair satisfeito com aquela simples reflexão.
Infelizmente, vivemos em uma sociedade que parou de se pendurar em árvores e ver o mundo da maneira como deveria ser visto e vivido, ou seja, com o céu regendo a terra. Nossas atitudes, sonhos, acúmulos tem mostrado que a terra rege o céu! Infelizmente até as Igrejas tem caído nessa, cada vez mais vemos homens e mulheres “da fé” levando suas igrejas como uma empresa. Preocupados com números, gráficos, aumentos de doações. Vejo o tempo quando as Igrejas irão se lançar nas bolsas de valores.
No entanto, vemos, Aquele que inspirou Francisco, Jesus Cristo nos ensinar no meio da oração do Pai nosso o seguinte em Mateus 6:
“Assim na Terra como no Céu”
A realidade do céu quer invadir a terra, quer influenciar o que notamos na terra. A ordem é sempre essa: do céu para a terra! E, com certeza, o próprio Jesus encarnado foi o auge de presença do céu na terra! Hoje sua presença física não é notada, mas o seu corpo (Igreja) ainda tem o fundamental papel de trazer o céu para a realidade da terra! Mas para isso precisamos de mais discípulos pendurados em árvores de cabeça para baixo. Talvez assim tenhamos mais pessoas descobrindo o segredo de Francisco!
Que possamos saber quem rege quem e de que forma temos vivido!
Juliano Fabrício em outras fronteiras