“A única diferença entre um imperador e um pirata é a quantidade de navios e de armas que cada um possui.” Santo Agostinho
E aqui talvez se encontre o mais surpreendente contraste de todos: a paz do Reino de Deus não vem através de violenta tortura, coação, manipulação ou da exterminação impiedosa dos inimigos do rei, vem antes por meio do sofrimento e da morte do próprio Rei.
A Pax Christi não é a paz da conquista, mas antes é a paz da verdadeira reconciliação. O Rei não alcança a paz pelo derramamento de sangue dos rebeldes, mas – espero que o escândalo e a admiração acerca disso não se percam por serem as palavras tão familiares – derramando o seu próprio sangue.
E qual é o objetivo desse sacrifício e tamanho sofrimento, dessa auto-doação a custo de sangue para se alcançar a Pax Christi? É uma nova e duradoura reconciliação entre a humanidade e Deus, e entre todos os indivíduos e grupos rompidos que compõem a humanidade. Como bem disse o apostolo Paulo: “Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher, pois todos são um em Cristo Jesus” Gálatas 3:28
Hoje ele poderia falar dos ortodoxos com os católicos, dos pentecostais com os tradicionais, dos cristãos com os judeus, dos muçulmanos com os hindus, dos de direita com o de esquerda e dos crentes com os incrédulos e por ai vai.
Precisamos entender isso, pois essa unidade – essa convergência de todas as coisas em Cristo – é mais uma forma de se traduzir o Reino de DEUS.
Enfim... Esse REI quis que essa batalha fosse ganha não matando o inimigo, mas o transformando em amigo. Deduzo que essa deve ser a nossa batalha.
Estas são as palavras e as atitudes fundamentais de um revolucionário, que inspiram, provocam rupturas, aterrorizam, chocam e enchem de esperança, que tem por objetivo derrubar a ordem estabelecida em praticamente todas as esferas imagináveis. As palavras de Jesus indicam que o que era considerado impossível estava se tornando não só possível como também estava se efetivando.
Ps: O Reino de DEUS é como uma festa de rua para a qual todos estão convidados.
Juliano Fabricio
se apresentando
para essa batalha