“E aproximaram-se os dias da morte de Davi; e deu ele ordem(conselho) a Salomão, seu filho, dizendo: Eu vou pelo caminho de toda a terra; esforça-te, pois, e sê homem.” I Reis 2: 1 e 2
Afinal de contas, o que é ser homem? Para alguns, é ser racional (homem que é homem não chora); para outros, ser viril (a masculinidade que se mede abaixo da linha da cintura); ou ainda, ser o provedor e chefe do lar (o sacerdote que requer submissão). Será mesmo que a masculinidade se resume a estas questões? O fato é que a masculinidade atravessa um momento de crise e, dentre os componentes desta crise está a sexualidade. Em meio a uma série de mudanças, nós homens nos sentimos inseguros acerca dos antigos papéis e, sobre as novas demandas que surgem.
Permanece a pergunta: Afinal de contas, o que é ser homem?
Antropos
Homo sapiens
Homem
Macho
Evolução às avessas
Preconizada por machos...
homo demens
Sou masculino
Que coisa é ser masculino?
Quando me tornei um desses?
De que tronco brotou isso que sou?
Masculino é essa condição que os corpos
Meus e outros
...e outras
Comunicam-me
Masculino...
É o corpo afetado
Por afetos experimentados
E sentidos
Que na ciranda viva da vida
Das relações
É tecido Costurado...
arrematado
Masculino...
É o corpo Banhado por uma alma
Alma de animus e anima
Masculino é sendo.
Afinal de contas, o que é ser homem? O que é ser masculino? O que é a sexualidade masculina? Ser homem, masculino, de sexualidade masculina, é viver a benção de ser um corpo banhado por uma alma. De experimentar o encontro do animus com a anima. De construir em diálogo com alteridade de outros corpos uma identidade dinâmica e digna de ser chamada Imago Dei.