Se Deus é tão bom quanto você o pinta, se ele sabe tudo o que precisamos, e muito melhor que nós, por que seria necessário pedir-lhe alguma coisa?
Respondo: E se ele sabe que a oração é a coisa de que mais necessitamos ecom a maior urgência? E se, na concepção de Deus, o objetivo principal da oração é suprir nossa mais ampla e incessante necessidade, a necessidade dele?
A fome pode levar uma criança rebelde de volta para casa, e ela talvez não seja alimentada de imediato, pois precisa mais da mãe que do jantar. A comunhão com Deus é a necessidade da alma que está acima de todas as demais necessidades.
A oração é o começo dessa comunhão, e certa necessidade é o motivo dessa oração. Assim tem início a comunhão, uma conversa com Deus, um processo de união com ele, que é o propósito único da oração.
Bem, sempre digo que a oração é a parte mais frágil de minha vida cristã,e de fato tem sido.
Lembrando que a oração é, na verdade, uma oportunidade de ter uma conversa com Deus, como dois bons amigos que vão se conhecendo melhor. E isso nunca fez sentido para mim. Mas agora faz.
E a ideia é tremendamente diferente da noção de controlar Deus ou de persuadi-lo a fazer determinadas coisas para mim. A oração agora parece menos pedir alguma coisa que apreciar alguém. Então, à medida que vou conhecendo Deus melhor e aprendendo a confiar em suas boas intenções para comigo, o que mais desejo passa a se alinhar com o que ele deseja, e acabo pedindo o que nós dois queremos. Nunca me ocorreu o que posso ganhar com isso. Apenas penso que Deus gosta quando compareço.
“A oração da consciência simples significa que não temos de chegar a lugar algum porque já estamos lá. ”
....
“...a oração se parece menos com uma tarefa que se tem à mão e mais com uma conversa que nunca se acaba. ”
....
“Nossas orações são fracas e pobres. Entretanto, o que importa não é que nossas orações sejam fortes, mas que Deus as ouça. Karl Barth. ”
....
“A oração é uma conversa a respeito daquilo que estamos fazendo juntos. Dallas Willard”
....
A oração é outra área em que muitos têm dificuldade porque não estão conscientes de que na liberdade do Espírito há tantos modos de orar quanto cristãos. A regra cardeal da oração permanece o dito de Don Chapman: “Ore como você consegue, não ore como você não consegue”.
Enfim... não é uma procura e sim um encontro!!!
Juliano Fabricio
Insights de oração