Com tantos problemas que temos percebido e por fazermos parte de uma boa maioria deles, podemos enxergar uma solução?
[leia antes Romanos 3 para ver o perfil desse defunto]
A solução não é um melhor governo ou educação, nem mais formol no defunto, nem aumentar os muros ou colocar mais policiais nas ruas, muito menos a quantidade de cadeados e trancas que usamos. Tampouco a solução é mais religião; rituais e doutrinas artificiais que buscam, talvez, reatar a flor ao caule, mas não conseguem. [pura ilusão]
Não carecemos de mais religião.
Carecemos de um MILAGRE.
Não precisamos de alguém para disfarçar o morto.
Precisamos de alguém para ressuscitar o morto.
Este “alguém” é apresentado em Romanos 3.22.
Porém antes de lermos o versículo, tenho de fazer uma pausa e adverti-lo:
Prepare-se para a sua simplicidade.
Não é preciso nenhuma poção mágica.
Cerimônias elaboradas são dispensáveis.
Tratamentos complicados são inúteis.
Horas torturantes de reabilitação não são requeridas.
A solução de Deus para a nossa enfermidade é perfeitamente simples.
Ainda antes de lermos o versículo, precisamos nos livrar de todas as desculpas e nos colocar sob o julgamento de Deus, porque ninguém pode tornar-se certo diante de Deus, por seguir qualquer tipo de lei. A lei apenas mostra-nos os nossos pecados.
Você não está aliviado por Paulo não haver deixado o defunto sobre a mesa?
Não está feliz por não ter o apóstolo descrito a condição sem mostrar a solução de Deus?
Não se preocupe. Disso não há perigo. Porque apesar de toda descrição desfavorável que Paulo faz de nós, em um momento de pura graça@ o mesmo Paulo escancara a janela e anuncia: “Mas Deus tem um jeito! ” (v.21).
Mas Deus tem um jeito de fazer as pessoas ficarem bem com ele, sem a lei, e Ele agora tem-nos mostrado esse caminho... Deus faz as pessoas ficarem bem com Ele através da fé que elas tem em Jesus Cristo. Isto é verdade para todos os que confiam em Cristo, porque todas as pessoas estão na mesma: todos pecaram, e não há ninguém bom o bastante para a glória de Deus. E todos precisam tornar-se justos diante de Deus pela sua graça, que é um presente. Eles precisam ser libertos do pecado através de Jesus Cristo. Deus concedeu-lhes Jesus como um meio de perdoar pecados, através da fé no sangue de Jesus. Isso mostra que Deus sempre faz o que é certo e apropriado, como no passado, quando Ele foi paciente e não puniu as pessoas por seus pecados (Rm 3.21-25).
Juliano Fabricio
O ex defunto que vos escreve.