Rancor é um veneno poderosíssimo, capaz de paralisar os sentimentos e provocar doenças psicossomáticas (Onde sua mente influencia na saúde do corpo). Esse sentimento é caracterizado por um ressentimento amargo e profundo, às vezes reprimido, gerado por algum ato alheio que causou dano material ou moral a você.
O rancor precisa ser removido da sua vida (caso você o tenha) e ser substituído por amor, bondade e perdão. Sei que não é uma tarefa fácil, até por que somos inclinados a manter o orgulho e não perdoar, mas somente livres do rancor é que poderemos ter uma vida mais saudável, tanto física como espiritual.
Alguns princípios bíblicos sobre o poder libertador do perdão diante do rancor:
“Pois se perdoarem as ofensas uns dos outros, o Pai celestial também lhes perdoará." Mateus 6:14-15
Se eu libero perdão a quem me ofendeu, automaticamente (ao me arrepender) Deus libera seu perdão pelas minhas ofensas também.
“Aquele que cobre uma ofensa promove amor” Provérbios 17:9
Plantar perdão faz nascer amor. Amor só faz bem, sempre. Diante do rancor, tenho duas opções, ou eu morro diariamente internalizando a raiva, ou eu vivo em amor ao perdoar quem me ofendeu e machucou.
Façam todo o possível para viver em paz com todos. Romanos 12:18
Sim, temos que fazer todo o possível para viver em paz e sem rancor. Não consegue? Tenha uma conversa sincera com Deus (Ele ama sinceridade) sobre sua dificuldade em perdoar algo especifico e busque na bíblia a renovação da sua mente.
Uma pergunta para você responder a si mesmo: Por que deixar que uma atitude de alguém tenha controle sobre minha vida?
Resumindo: Peça ajuda para Deus, e vasculhe as gavetas da sua alma. Quando encontrar um rancor guardado, deixe Deus te tratar e trate de se livrar disso.



