É a insensatez do homem que arruína a sua vida, mas o seu coração se ira contra o SENHOR. Provérbios 19.3
Já não é de hoje que procuramos alguém para colocar a culpa de tudo. Na verdade, desde que se começou a contar a história da humanidade, lá estávamos nós com dedo em riste. Adão culpou Eva pela rebelião. Eva culpou a serpente. E dizem que como a serpente não tinha a quem culpar, assumiu.
Há pessoas que culpam eternamente seus pais por não serem quem poderiam ter sido. Se encostam na vida e depois precisam jogar nos outros a conta de sua própria preguiça. Geralmente essas pessoas vão culpar o cônjuge por não serem felizes e os filhos por terem tomado muito o seu tempo e dinheiro e por isso não conseguiram chegar onde queriam.
Tal síndrome se instala socialmente em nossa cultura. Parece que brasileiro se esquece que cada governante corrupto e cada funcionário público incompetente e mal educado é também um brasileiro. Mas é melhor colocar a culpa no sistema e mentir a si mesmo quando na verdade sabe-se que se lá estivesse seria igual. Enquanto isso cantamos a música que diz que o “melhor do Brasil é o brasileiro”. É, apenas alguns são. Pois na maioria o pior do Brasil é o brasileiro, povo preguiçoso, relapso, indolente, irresponsável e malandro. Dá no que dá.
O resultado é que jogamos a culpa em Deus. Ele fez errado, Ele não vê, Ele não ama, Ele isso e aquilo. Afinal, se Deus é brasileiro, porque não seria assim?
Diante deste deus, sou ateu. Prefiro assumir minhas responsabilidades, perdoar os que me feriram na caminhada, parar de satanizar o mundo e viver consciente de que se alguém neste Universo só me faz o bem, é Deus, o meu Pai, que me ama mesmo quando não O entendo..