Gentileza para mim é olhar, prestar atenção, dar importância, ver o que o momento necessita e auxiliar para que aconteça. E tudo isso com ternura. O que acho difícil sem Empatia:
Empatia significa a capacidade para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. É se colocar no lugar do outro. É SER por um momento o outro. Eu e você, por alguns minutos, a mesma pessoa.
Estudando a empatia, compreendo melhor as palavras do nosso mestre quando fala sobre a unidade. Eu sou você e você sou eu. Unidade básica! Se pudéssemos vivenciar isso 24h por dia, a gentileza seria uma atitude natural e não fora do comum.
Não é um trabalho fácil, pois para isso é preciso se conhecer. Saber exatamente como o outro se sentiria fica difícil quando não conhecemos nossos movimentos e os nossos sentimentos. Impossível ver o outro, quando não nos vemos.
A próxima vez que ver alguém cometendo um “erro” se pergunte honestamente se você mesmo já não o cometeu um dia e porquê fez aquilo. É mais fácil ser gentil quando a gente vê o mundo pela forma que gostaríamos de ser vistos e compreendidos.
Eu acredito que nós não conseguiremos satisfazer todas expectativas das pessoas, mas se pudermos olhar uns para os outros com compreensão e encontrar um meio de ser feliz e livre, sem nos ofender com a expectativa alheia e sem violência em resposta, seremos infinitamente abençoados!