"Quando olho para o Jesus lá em cima [no alto do Corcovado, no Rio de Janeiro], fico imaginando o que ele está pensando", medita Margarida, de sua casa na favela. Sua mãe, doente, com tosse e sangramentos, trabalha num hotel em Copacabana, onde os ricos se divertem. Do alto daquela montanha, flutuando acima da neblina, Jesus deve ver tanto a favela quanto os hotéis de luxo, bem como o sacerdote que dirige um carro de luxo e mora numa casa bem grande.Por que ele se mantém calado?
Enquanto isso,
...os cristãos estão muito ocupados, construindo uma contra sociedade - completa, com escolas, livrarias, música, moda, estações de televisão e rádio, até mesmo anúncios de negócios, numa espécie de Páginas Amarelas cristã - e visando, com isto, se proteger dos ataques do mundo secular, cujo objetivo era sua destruição. Triste...triste...triste.
Em um tempo em que as questões sociais e a fé se afastam, poderíamos usar um pouco mais de brilho, alegria e, acima de tudo, um espírito generoso.
Quando a sociedade fica polarizada, como está a nossa, é como se os dois lados se colocassem a distância e gritassem um para o outro. Triste realidade.
Dica: Devemos nos levantar com tolerância, engajamento, amor e eloquência suficientes para falar aos dois lados ao mesmo tempo.
...e fica aqui nossas profundas desculpas menina Margarida
Juliano Fabricio
um culpado confesso