![]() |
*Esta imagem do pastor demonstra, de maneira simples, que o legado de Luther King é eterno. |
[Em nossos sonhos, profetas como Martin Luther King não serão raros.]
Só existe uma coisa que me perturba mais do que os pecados do passado: o pecado que não enxergo hoje.
Foi preciso que houvesse a grandeza de um Martin Luther King Jr. para despertar a consciência de uma nação no século passado.
O que nos impede, neste novo século, de criar a comunidade amorosa de justiça, paz e amor pela qual King lutou e morreu?
Em quais questões atuais a Igreja teima em estar do lado errado?
Como King costumava dizer, a presença de injustiça em qualquer lugar é uma ameaça à justiça em todo lugar.
“Como qualquer pessoa, desejo uma vida longa. A longevidade tem seu lugar. Mas não estou preocupado com isto agora. Quero apenas fazer a vontade de Deus. E ele me permitiu que eu subisse ao monte. Olhei lá de cima e pude contemplar a Terra Prometida.
Pode ser que eu não entre lá com você, mas quero que você saiba esta noite que, como povo, nós entraremos na Terra Prometida. E por isso que estou feliz esta noite. Não estou preocupado com nada. Não temo homem algum. Meus olhos viram a glória do Senhor que vem.”
[Extraído da última fala de King, na cidade de Memphis, na noite anterior a seu assassinato]
Esta imagem que vi um dia desses bem que poderia ser algo que representasse a igreja que o Sr. King muito bem sonhou. Algo como a consumação do sonho de Luther King. “Eu Tinha um Sonho”, diz o texto. No sentido de um dever comprido em nossa geração.
Não importa o quanto a censura lute para esconder as palavras, o extraordinário sempre sobreviverá.
A imagem acima celebra o “I Have a Dream” formando o título do discurso com elementos da luta dos negros durante os anos (Click na imagem e repare no detalhe das aspas).
Juliano Fabricio
Um fã do Sr. King