Um amigo que sofre de insônia acorda de madrugada e liga a TV num programa evangélico na esperança de que haja algum milagre para fazer dormir...
Contou-me que, num desses programas, vários pastores se reuniram em torno de uma enorme taça de vidro, cheia de um óleo sagrado vindo de uma montanha também sagrada no Oriente, certamente onde a mula de Balaão pastou...
(Se vocês não sabem a estória da mula de Balaão, posso adiantar que era uma mula que falava. Da mesma forma como o Grilo Falante era a consciência do Pinóquio, a mula era a consciência do seu dono, Balaão...)
A seguir tomaram um pó dourado nas mãos – diziam que era pó de ouro, ele achou que era purpurina – e o jogaram dentro do óleo. Vinham os fiéis então, em fila, para mergulhar o dedo no óleo dourado e esfregar na testa, para ficarem ricos. Que coisa maravilhosa! Cristo se encarnou e morreu na cruz para que ficássemos ricos!
É preciso democratizar essa bênção para que todos os pobres fiquem ricos, resolvendo-se assim o problema da pobreza e da fome no Brasil.
Juliano Fabricio
Ouvindo Rubem Alves