Lembra da cena clássica do filme Tropa de Elite, repetida inúmeras vezes por quem não fuma/é contra a maconha: “É você quem financia essa merda?“.
Você que ama futebol, provavelmente pulou de alegria ao saber que a Copa de 2014 seria no Brasil. Mas já parou para pensar que a sua paixão desenfreada e irracional também pode estar financiando a maior roubalheira da década no Brasil? Além de ameaçar milhares de brasileiros a ficarem sem suas casas, enquanto uma meia dúzia de empreiteiros que junto com o governo, transforma o Rio de Janeiro em uma das cidades mais lucrativas e desiguais do mundo.
Sei que estou mexendo num puta vespeiro dizendo isso, e que algumas pessoas não conseguirão sair da sua redoma para um raciocínio mais profundo. Mas a nossa paixão pelo esporte nos tira a atenção sobre o que está realmente acontecendo no Brasil. E que o maior problema da Copa não é o estádio que não vai ficar pronto a tempo ou os gringos que serão assaltados. Quem vai sofrer é o seu povo, a sua gente, e sim, o seu sangue. Ou pelo menos era assim que as pessoas deveriam enxergar.
O pessoal da Paêbirú Realizações Cultivadas está realizando de forma independente o filme “Domínio Público”, que só vai poder ser espalhado se todo mundo ajudar. Se esses 18 minutos de filme que eles fizeram te deixaram com o estômago embrulhado e vontade de fazer qualquer coisa a respeito, por favor, colabore. Leva pouco tempo para tirar o cartão de crédito da carteira e contribuir com a quantia que você conseguir.
Não dá mais pra esperar que as coisas sejam feitas pelo governo. Todas as mudanças sociais que acontecem são feitas por gente comum e tão sem recursos e poderes quanto você. A gente precisa ter mais vontade e estar mais alerta. Perceber cada pedaço de uma questão tão grande quanto esta, e ir muito além da cor da camisa que você veste no domingo.
Para colaborar com o filme, clique aqui. via: http://www.ideafixa.com/