Sempre que vejo a propaganda do uísque Johnnie Walker me lembro de Jesus. Não é porque, diferente de João Batista ele bebia vinho e diziam: “ai esta um comilão e beberrão, amigo de publicanos e pecadores”. É que o slogan do John é o mesmo que Jesus ensina: Keep Walking.
O inicio do sermão do monte, mais conhecido como as bem-aventuranças, é todo um discurso de caminhada. O pregador revela que todos aqueles que estão em sub-condições aos olhos do mundo, serão felizes ao permanecerem em frente. Alias as bem-aventuranças são a tradução escolhida para o grego makários, que foi a selecionada para o hebraico Ashrei (leitura fonética) que significa aquele que caminha. O rabino, que discursava em hebraico, ensina que os pobres de espíritos, os que choram os humildes, os que têm fome de justiça, os misericordiosos, os puros de coração, os pacificadores, os perseguidos e tantos outros sofredores não são felizes pela situação que se encontram. São bem-aventurados por marcharem rumo às promessas que lhe foram feitas.
Seja para sub-condições de viver, ou seja, para pequenas e grandes quedas o sermão é o mesmo: Marche!
Jesus nos consola tanto na vida quanto na cruz. Àquele que vive que experimenta que está na estrada, que da passos para fazer o que o Filho do Homem faria (1-ser sábio, 2-ser herói, 3-ter domino próprio, 4-ser sal, 5-ser livre, 6-ter alma), e que cai pelo trajeto ouve:
- Tamu junto. Eu também já errei!
Ao que toma aquele tombo, Cristo brada:
- Está pago!
Jesus venceu o mundo, e diz àquele que deseja acompanhá-lo que deve negar a si mesmo, tomar diariamente a sua cruz e segui-lo. Ao Walker, que caiu na estrada, o mestre estende a mão para voltar à estrada...
- A corrida não acabou. Borá prosseguir para o alvo!!!
OBS: A santidade que Jesus prega perpassa por experimentar, errar, acertar e continuar caminhando.
Juliano Fabricio via