Você provavelmente conhece as grandes e mais famosas marcas do mundo. Sabe que produto tem mais valor apenas por ver um ícone estampado. As empresas gastam milhões para encontrar uma logomarca que transmita o que estão oferecendo de maneira atraente e inesquecível.
O logotipo da Nike, por exemplo, é uma estilização da asa da estátua grega “Vitória Alada”. A palavra Nike vem do termo grego que quer dizer vitória. Traz consigo a idéia de sucesso.
O logotipo da Apple (a maçã) tem o intuito de representar o encontro da tecnologia com a inteligência na ponta dos dedos. Corre na internet que a idéia teria sido derivado da árvore do conhecimento, da história de Adão e Eva na narrativa bíblica. Pode ser uma lenda urbana, mas ninguém duvida de que a Apple traz como marca registrada, a inteligência.
O “M” do McDonald’s é reconhecido em qualquer parte do mundo. Não precisa ser nenhum artista pra desenhá-lo e fazer com que seja facilmente reconhecido por todos. O “lanche feliz” que proporciona alegria e satisfação. E leva aos quatro cantos do mundo a idéia de prazer.
A logo da Mercedes-Benz é uma estrela de três pontas no interior de um círculo. Quer expressar a soberania de seu motor na terra, no céu e no mar. Um produto que confere poder.
Não tenho nada contra estas marcas, mas Jesus nos ensina a buscar o mais importante logotipo da história: a cruz. Um símbolo que não traz sucesso, inteligência, prazer ou poder. Pelo contrário, está associado ao escândalo, ao fracasso e à morte. Algo que nos desafia a sair da busca pelo conforto e comodidade para vivermos uma história muito maior do que nós mesmos. A cruz de Cristo traz como sua marca registrada a experiência que todo ser humano deve experimentar, a exemplo do próprio Jesus: o amor sacrificial. Algo pelo que vale a pena viver, morrer e ressuscitar.
Que logotipo representa melhor a busca da sua vida?
Abraço e até a próxima.
Ideias extraídas do livro “Eu, sendo quem eu quero ser” - John Ortberg via