É assim que Jesus é descrito pelo apóstolo Paulo no livro de Filipenses. Ele, sendo Deus, não usou dos direitos e de suas prerrogativas divinas. Jesus se esvaziou! Deixou de lado seus atributos divinos. Veio viver no nosso meio e jogar o nosso jogo.
Por que foi assim? Era necessário que fosse dessa maneira?
O Salmo 115, diz que os céus são os céus do Senhor, mas a terra, Deus deu aos filhos dos homens. Isso significa que, ao delegar o cuidado da terra aos homens, tudo o que ocorresse aqui, era responsabilidade nossa. Seria como se tivéssemos ganhado um carro e ouvíssemos Deus dizendo: “O carro é seu! Eu lhe dei! Usufrua dele, porém, responsabilize-se por ele! A gasolina é por sua conta! A manutenção é por sua conta!”
Daí, o ser humano faz algo terrível. Ele escolhe pecar! Traz conseqüências irreversíveis! Caminha lentamente em direção à morte e não pode fazer nada para mudar sua nova condição de existência.
Deus tem um dilema para resolver: Deixo o homem perecer? Ou faço algo para mudar sua situação?
O amor de Deus não o deixa parado! Ele resolve agir! Mas, talvez, o diabo tenha entrado em cena e seu questionamento agora é: “Você vai mudar as regras do jogo? Disse que as coisas aqui em baixo eram problemas do homem e, agora, irá VOCÊ mesmo resolvê-las?”
O diabo o acusaria de um Deus melindroso! Um Deus que muda as regras do jogo! Que não cumpre com suas próprias leis!
Só que, para a surpresa de todos nós, inclusive do diabo, Deus diz: “Vou agir, mas irei como homem e não como Deus!”
“Como homem?” Isso seria muita humilhação para um Deus que os céus não podem conter…
Isso explica o Verbo ter se encarnado e se submetido aos limites de um corpo físico. (Jo.1:14)
Isso explica Jesus não ser onisciente quando diz que não sabia qual era o grande dia da consumação do século. (Mt.24:36)
Isso explica Jesus não ser onipresente ao ouvir Marta dizendo: “Ah, Senhor! Se estivesses aqui meu irmão não teria morrido!” (João 11:21)
Isso explica Jesus não ser onipotente ao dizer a Tiago e João que não lhe era possível conceder um lugar à sua direita e à sua esquerda. (Mc.10:40)
Isso explica aquele que poderia ter sido chamado de o “Esvaziado”!
Se Jesus se esvaziou, por que você ainda mantém seu ego tão inflado?
Juliano Fabricio em outras fronteiras