Nada mais libertador do que essa declaração de Deus a nosso respeito:
Ele nos chama de menina dos teus olhos.
Essa declaração faz cair por terra todo machismo como um legado sagrado.
Muitos foram ensinados a ler a Bíblia sem atinar para a opressão patriarcal que marcou a cultura de Israel. Por décadas, muitos acreditaram na tolice de que o Senhor supervaloriza o macho. Até parece que Deus nutri um rancor milenar contra a mulher pelo que ela fez no Éden.
Essa declaração bastou ...menina dos teus olhos... agora passei a me inspirar nas personagens que se atreveram furar esse cerco de preconceito.
Aprendi o significado da palavra misoginia. Desejo a aprender com as mulheres a ser doce, corajoso, perspicaz. Quero o espírito transgressivo de Sara, de Rebeca, das parteiras que pouparam a vida de Moisés e de Raabe. Desejo a sagacidade de Tamar, de Abigail, de Rute e de Ester.
Minha alma deseja se inspirar, principalmente, em Maria, mãe de Jesus.
Através de seu exemplo, aprendo disponibilidade. Eu me apequenaria se te respondesse: Eu não posso. Maria não vacilou em dizer: Cumpra-se em mim. Ela me ajuda a rejeitar a covardia. Igual a ela, quero enfrentar qualquer sina que a vida me trouxer. Maria pode preservar-me da infidelidade. Ela conheceu a dor de existir sem jamais perder a ternura, como ela eu também quero combinar lealdade e gentileza.
"...Porque aquele que tocar em vós toca na menina dos meus olhos." (Zacarias 2:8b)
Protege-me como à menina dos teus olhos; esconde-me à sombra das tuas asas. Sl 17:8
Isso tudo me faz lembrar da imagem feminina que Isaías teve sobre Deus: “Acaso, pode uma mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de sorte que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta viesse a se esquecer dele, eu, todavia, não me esquecerei de ti" (49:15).
Também se lembrou do clamor maternal de Jesus como o de uma galinha que reúne os pintinhos debaixo de suas asas (Mt 23:37).
Cada dia percebo que a imagem que tenho de Deus Pai precisa de uma grande correção.
Juliano Fabricio
Lendo alguns traços do lado feminino de Gondim.