Não importa o quão cristão qualquer um político possa ser em seu comprometimento pessoal, enquanto políticos eles estão proibidos de operar teologicamente – e deveriam ser.
A política tem a chance de ser uma boa política,
se ficar completamente longe da teologia
Aparentemente, Jesus compreendeu essa grande diferença entre teologia e política.
Quando Ele estava diante de Pilatos, Suas ações confirmaram a incapacidade de reconciliação de seus respectivos pontos de vista mais do que tentavam estabelecer uma comunicação. Ele não fez nenhuma tentativa de converter Pilatos, ou de levá-lo a uma discussão teológica; pelo contrário; Jesus sugeriu que eles dois pertenciam a dois discursos de mundo totalmente diferentes. Jesus nem mesmo fez esforço algum em denunciar o Estado romano ou amaldiçoou Pilatos por ele ser quem era; não é dever da teologia fazer julgamentos sobre a política. A teologia deve ser julgada teologicamente e a política politicamente. Então, exatamente ao contrário, Jesus demonstrou uma profunda compreensão, quase simpatia, pela situação de Pilatos. Na narrativa de João 18:36, Jesus diz, “O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos...”
“Você sabe, Pilatos, é somente o fato de que a minha experiência de realidade está aberta a Deus, ao invés de estar limitada a esse mundo das probabilidades humanas, como a sua está – é somente isso que me liberta de ter que lutar da maneira que você sempre tem que fazer. De fato, se meu governo estivesse confinado ao mesmo horizonte que o seu, Eu me encontraria tendo que lutar exatamente como você”.
Não há motivo em castigar Pilatos por ser um guerreiro; sob suas circunstâncias, o pobre rapaz não tinha outra alternativa.
A igreja sempre estará condenada por pensar politicamente quando deveria estar pensando teologicamente.
Por estar deixando Deus de fora, justamente quando Ele devia ser levado em consideração.
Diante desse fato, prefiro muita mais as palavras de Jesus:
“eles não sabem o que fazem”.
Juliano Fabricio
politicamente incorreto!!!