Ele estava assustado. Resolveu levantar os olhos e viu aquilo que não queria ver. Seu grande inimigo se aproximava. Aquele que havia lhe jurado a morte. Estava vindo em sua direção e não vinha só. Havia 400 homens com ele.
Seu coração estava disparado. A morte nunca havia estado tão perto! Nesse momento, pensou naqueles que amava. Quis protegê-los! Quis livrá-los do perigo! Resolveu fazer o que já estava muito claro em seu coração: selecionou as pessoas em ordem de importância.
As servas e seus filhos mais à frente. Lia e seus filhos um pouco mais perto. Raquel e José por últimos. (Gênesis 33:2)
Foi assim que Jacó agiu quando viu Esaú vir em sua direção com 400 homens. Resolveu formar uma fila que se definiu pelo amor…
A possibilidade real da morte, fez Jacó nos ensinar algo muito importante!
Quando nossa existência é colocada em jogo, canalizamos nossa atenção para aquilo que realmente importa: pessoas! Ele não pensa no seu trabalho, nos seus carros, nos seus imóveis, na sua conta corrente, nas suas pós-graduações! Jacó não lamenta o passado, muito menos planeja o futuro! Ele é levado para aquilo que é mais valioso… As pessoas a quem amava! E nessa hora, não resta dúvida de quem são as pessoas que nos são mais caras e a ordem de importância de cada uma.
Quem são as pessoas mais valiosas da sua vida?
Como você organizaria a sua fila?
Que eu e você não tenhamos necessidade de termos nossa existência colocada em jogo para deixarmos claro para aqueles que amamos, a importância de cada um deles!
Que tal anunciar, nesse dia, o amor para aqueles que têm primazia em nossas vidas?
Juliano Fabricio