Por que continuo buscando um evangelho que veio a mim no meio de tanta distorção e apatia,
que normalmente mais parece notícia ruim do que boas novas?
Se eu tivesse que dar uma resposta a essa pergunta, definir minha própria trajetória, ela seria a história de uma pessoa que absorveu algumas das piores coisas que a Igreja tem para oferecer, mas que, ainda assim, descansou nos braços amorosos de Deus.
Sim, passei por um período no qual rejeitei Deus e a Igreja, uma conversão ao contrário que fez com que eu sentisse certa liberdade por algum tempo. Contudo, não me tornei ateu ou um refugiado da Igreja (igreja = pessoas. É sempre bom frisar), mas um de seus defensores. O que permitiu que eu resgatasse uma fé pessoal a partir dos danosos efeitos da religião.
Por algum tempo, culpei Deus, e não a igreja, mas minha leitura dos profetas do Antigo Testamento e de Jesus finalmente me convenceram de que Deus sempre se colocou ao lado do oprimido e da justiça.
Há algum tempo tenho me apegado ferozmente à postura de um peregrino, pois é isso o que verdadeiramente sou. Não tenho autoridade religiosa alguma, nem almejo. Não sou nem pastor nem professor, senão apenas um peregrino, uma pessoa que, como tantas outras, vive em meio a uma busca espiritual. Inevitavelmente (e também por instinto), questiono e reavalio minha fé a todo instante.
Deixo pequenas reflexões:
• Um cristão é alguém que está no caminho, embora não seja necessário que tenha ido muito longe, e que tenha pelo menos uma vaga ideia de a quem ele deve agradecer.
• E eu me pergunto: onde está a cultura do serviço? Onde estão as vidas tocando vidas? Onde está a verdade encarnada? Onde estão as atitudes de amor sacrificante? Onde está a cultura da aceitação? São essas coisas que tem cheiro de evangelho!
• O ódio e a amargura jamais poderão curar a doença do medo; só o amor pode fazer isto. O ódio paralisa a vida; o amor a liberta. O ódio confunde a vida; o amor a harmoniza. O ódio escurece a vida; o amor a ilumina.
• O cristão é aquele que diante de qualquer vantagem nesse mundo, opta por Jesus e recusa tais ofertas "vantagosas".
• NA MINHA HUMILDE OPINIÃO, ESTA FALTANDO AMOR!!!
Enfim... Não mudei minha posição quanto a esse assunto. Simplesmente me recuso a ser desonesto com as estatísticas.
Juliano Fabricio
Um seguidor de CRISTO