Senso de UBUNTU – nossa humanidade, nosso cuidado, nossa hospitalidade, nosso senso de conexão, a noção de que a minha humanidade está atrelada à sua humanidade.
Quero sugerir algumas medidas que nos leve novamente ao exercício desse senso tão negligenciado.
• A primeira é que todos nós devemos ajudar a desenvolver a cultura da tolerância:
VIVA E DEIXE VIVER...
• Em segundo lugar vamos praticar o lema:
“discordo do que você diz, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo”.
• Em terceiro lugar vamos aprender a concordar em discordar. Aqueles que discordam de nós não são, necessariamente, inimigos; se assim fosse, haveria pouquíssimos casais ainda juntos por aí!
• Em quarto: nossa diversidade... precisamos sempre celebrar e reafirmar, pois nossa diversidade se constitui de raças, de culturas, de religiões e de opiniões. Queremos que nossa sociedade seja caracterizada pelo debate vigoroso e pela diferença de opiniões, em que discordar é parte de uma comunidade vibrante, uma comunidade na qual chutamos a bola, não a pessoa; na qual não consideramos que aqueles que discordam, que expressam uma visão diferente são desleais ou inimigos. (Sempre será impossível que haja unanimidade em um determinado assunto. Enfim... não concordar com alguém não te faz inimigo dela.)
• Quinto: A verdade nunca sofrerá por ser desafiada e examinada.
• Sexto lugar: Vamos colocar um sorriso no rosto de DEUS.
Enfim... a tradição africana usa a expressão ubuntu para identificar essa tradução do princípio do amor ao próximo.
UBUNTU é uma palavra usada pelos povos Bantos, nas línguas zulu e xhosa, e pode ser traduzida mais ou menos como “sou o que sou pelo que nós somos”. Desmond Tutu, arcebispo anglicano na Africa do Sul, diz que “uma pessoa com ubuntu está aberta e disponível aos outros, não preocupada em julgar os outros como bons e maus, e tem consciência de que faz parte de algo maior e que é tão diminuída quanto seus semelhantes que são diminuídos ou humilhados, torturados ou oprimidos”.
Faz sentido dizer que uma pessoa com ubuntu também se reconhece honrada e respeitada em sua dignidade sempre que seus semelhantes assim são reconhecidos e respeitados.
Juliano Fabricio
pelo senso de UBUNTU
[tentando colocar um sorriso no rosto de DEUS]